aparentemente labiríntica, muito semelhante à do pensamento humano. O desenvolvimento do hipertexto abriu novos caminhos ao experimentalismo literário e fez surgir novos géneros e tendências, como a poesia animada por computador Ao decidir sobre os seus percursos de exploração do texto, as associações que estabelece e como o faz, o leitor (ou o utilizador) adquire um novo papel bem mais activo e colaborativo do que o que lhe é reservado pelo texto clássico. Na sua definição de hipertexto Carlos Ceia acentua esta característica, considerando que depende em exclusivo da "ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação, ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo". Estamos perante um leitor/utilizador que constrói um sentido do texto.
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O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
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