CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 HORAS
CURSISTA: ROSINEIDE DE CARVALHO DOS SANTOS DE JESUS
FORMADORA: ELEN CARLA DE CARVALHO MATOS
EIXO 1 – PROJETO
PROJETO PRIMAVERA
JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
NESTE ESPAÇO ESTÃO REGISTRADAS TODAS AS MINHAS ATIVIDADES DO CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS
De acordo com a entrevista que Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida deu a Revista TV Escola sobre como se trabalha com projeto, pude perceber que não é difícil, ou seja, o professor tem que primeiro traçar os objetivos que deseja alcançar coletivamente. Mas para isso, é necessário: parceria, união, colaboração e acima de tudo interesse pelo tema proposto. Sabemos que existem três passos para se trabalhar com projeto, são eles: planejar, executar e avaliar de que forma foram atingidos os objetivos propostos. Para alcançar o que desejamos, é necessário muito planejamento que muitas das vezes requer flexibilidade para mudança de planos sempre que houver necessidade. Quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução ele vai abrangendo outras. Sabemos que, um projeto não é algo pronto e acabado, ou seja, ao longo de sua execução poderá surgir novas idéias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa e que o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando assim, uma viagem interessante ao mundo do saber.
DIÁLOGO TEÓRICO
Para Paulo Freire, o trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
ASPECTO DOS COLEGA SOBRE O PROJETO PESSOAL/PROFISSIONAL
VENDO O RELATO DAS COLEGAS SOBRE O ASPECTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ANALISEI O DA MINHA AMIGA JOSINEIDE QUE COM SEU CARISMA E DEDICAÇÃO É UMA PESSOA QUE SEMPRE ESTA EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, E QUE SABE QUE PODE ENCONTRAR MUITOS OBSTÁCULOS. MAS ,O MAIS IMPORTANTE É QUE ELA NÃO DESISTE. PARA VOCÊ EU TIRO O CHAPÉU.
MEU PROJETO PESSOAL/PROFISSIONAL
Sempre pensei em ser professora desde a época em que estudava. Cada ano em que tinha estagiária na minha sala, eu imaginava estagiando também. Quando já estava fazendo o 1º ano básico, fui selecionada para fazer o concurso de bolsista no Banco do Nordeste, graças a DEUS passei e estagiei dois(02) anos. Para mim foi uma experiência maravilhosa só que tive o meu sonho interrompido nesse período, pois só estagiava se cursasse Contabilidade. Quando terminei o estágio, automaticamente terminei o curso também, mas não desisti,ou seja, fiz o magistério e o adicional para completar. Ao concluir meus estudos no Colégio Cenecista “Carvalho Neto” comecei a trabalhar em escritório contábil , e , em seguida, em uma loja de móveis, foi quando surgiu o concurso em 1997 e graças a DEUS passei sendo que desta vez, era para realizar o meu sonho de ser professora. Hoje tenho graduação em pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Estou realizada pessoalmente pois tenho dois filhos maravilhosos e profissionalmente, pois gosto do que faço.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)